12 de nov. de 2009

Tensão pré-menstrual




tensão pré-menstrual (conhecida pela sigla TPM) é uma síndrome que atinge as mulheres e que ocorre, em maior ou menor grau, nos diasque antecedem a menstruação. Ela se caracteriza por uma irritabilidade e ansiedade mais acentuadas, bem como manifestações físicas, como por exemplo dor nas mamas, distensão abdominal e cefaléia. Decorre da retenção de sódio e água .

]Como aliviar os sintomas da TPM

  • Reduzir a ingestão de cafeína e álcool. A cafeína, contida no café, nos chocolates, em muitos refrigerantes e em alguns medicamentos, aumenta a ansiedade e a instabilidade emocional. O álcool pode provocar dores de cabeça, fadiga e depressão.
  • Diminuir o sal nos alimentos. Isso reduz o inchaço causado pela retenção de água pelo corpo.
  • Comer alimentos ricos em cálcio. Isso vai ajudar a reduzir o inchaço e a variação de humor.
  • Fazer exercícios aeróbicos. O exercício ajuda a reduzir as cólicas menstruais e melhora o humor. Além disso, eles liberam as endorfinas, substâncias produzidas no nosso organismo que são responsáveis pela sensação de bem estar. O ideal é praticar exercícios moderados, como caminhar, andar de bicicleta ou nadar.
  • Adicionar carboidratos complexos à sua dieta, tais como cereais integrais. Isso reduz a fadiga e as variações de humor.
  • Tomar uma multivitamina. Embora a teoria de que a TPM é causada pela ausência de vitaminas como A, B6, C e D não seja muito aceite, algumas mulheres sentem-se melhor com o uso de multivitaminas.

]O que pode ser confundido com a TPM?

Causas psiquiátricas Depressão, Distimia, Ansiedade Generalizada, Transtorno do Pânico, Transtorno Bipolar. Causas médicas Anemia, Distúrbios autoimune, hipotireoidismo, diabetes, epilepsia, endometriose, síndrome da fadiga crônica, doenças do colágeno. Quais são as causas da TPM? A causa não é conhecida, mas pelas características está relacionada à elevação do estrogênio na fase pré-menstrual ou a queda da progesterona. Contudo, esses dois fatores não são os únicos envolvidos: esses hormônios podem afetar as neurotransmissões e aí então causar os sintomas psiquiátricos. Pode também afectar os receptores fora do Sistema Nervoso Central provocando outros sintomas.

dados retiradoshttp://pt.wikipedia.org/wiki/Tensão_pré-menstrual

Nenhum comentário:

Postar um comentário