31 de out. de 2009


Cardiopatias
Eis uma pequena lista das cardiopatias mais importantes:
Cardiopatias congênitas
Defeitos estruturais diversos, que se desenvolvem no período fetal, dentro do útero da mãe. A anormalidade está presente desde o nascimento mas, em geral, se torna detectável meses ou anos depois.

Valvopatias
Estreitamento ou alargamento de uma ou mais valvas cardíacas. Embora possa ter origem congênita, a lesão surge habitualmente muitos anos depois de uma doença conhecida por febre reumática.

Doença coronariana
Obstrução progressiva das artérias coronárias, que tem por conseqüência diferentes graus de má oxigenação do miocárdio. Manifesta-se, habitualmente, pela angina de peito e pelo infarto do miocárdio; a causa mais comum é a aterosclerose.

Cardiopatia hipertensiva
Hipertrofia progressiva do miocárdio do ventrículo esquerdo em conseqüencia dahipertensão arterial, doença caracterizada pelo aumento crônico e sustentado da pressão arterial.

Cardites
Inflamações de diversos tipos, desencadeadas por micróbios ou não, de natureza aguda ou crônica. Podem afetar o pericárdio ("pericardite"), o miocárdio ("miocardite") e o endocárdio ("endocardite"), afetando neste caso notadamente as valvas. A Doença de Chagas, uma miocardite crônica, foi descrita em 1909 pelo brasileiro Carlos Chagas(1879-1934).

Existem, ainda, os desarranjos da função cardíaca que podem ocorrer em conseqüência das doenças acima e de várias outras: as arritmias e os bloqueios, distúrbios de ordem elétrica; a insuficiência cardíaca, distúrbio de ordem mecânica; e o edema agudo de pulmão, falência mecânica particularmente grave produzida por uma falha brusca e intensa das contrações cardíacas.
DADOS DO ARTIGO : Wikipédia, a enciclopédia livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário