29 de out. de 2009

Anna Nery

Sobre Anna Nery, patrona da Enfermagem brasileira e especial homenageada do MuNEAN, será contada sua história desde seu nascimento em Cachoeira/BA, passando por sua heróica dedicação de cuidado aos feridos e doentes na Guerra do Paraguai, até seu retorno ao Brasil, seus esforços posteriores pela Enfermagem, e homenagens recebidas em vida e após sua morte.


A história de Anna Nery será mostrada dentro do contexto da história da enfermagem mundial e nacional, destacando a perseverança desta mulher na prática do cuidar do próximo.

Viúva, proprietária de terras e de bens, Anna Justina Ferreira Nery tinha tudo para levar uma vida pacata na Vila de Cachoeira do Paraguaçu, entretanto ao ver seus filhos e irmãos deixarem seus lares para lutar na guerra do Paraguai, percebeu que também tinha uma missão a desempenhar: cuidar.

A exposição mostrará também seu legado para a Enfermagem, como seu o exemplo de dedicação ao cuidado e à arte de curar, que não mede esforços para cumprir sua missão e está acima de questões políticas, étnicas, econômicas ou sociais.

A exposição contará também com 10 (dez) "Anna Nerys" brasileiras atuais, que ainda serão escolhidas. Pessoas que, como a homenageada, compartilham desta vocação e dedicação. A homenagem à sua coragem e dedicação é também um tributo aos milhares de anônimos profissionais, que põem à prova seu heroísmo todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário