22 de out. de 2011

Fadiga Crónica



Fadiga Crónica

fadiga crónica é um sintoma que muitas vezes acompanha afibromialgia agravando e debilitando o estado da pessoa devido ao grande cansaço que produz.
O nome de fadiga crónica diz tudo; uma fadiga excessiva que impede a pessoa de realizar as tarefas básicas e fadiga essa que dura há muito tempo.
síndrome de fadiga crónica é igualmente um síndrome complexo, crónico e debilitante partilhando muitos dos sintomas da fibromialgia sendo que alguns médicos acreditam tratar-se da mesma condição que varia apenas de intensidade de pessoa para pessoa enquanto outros o atribuem a causas diferentes considerando-o por isso outra “doença” diferente.
(Muitas vezes a fibromialgia e a fadiga crónica andam juntas o que cria ainda mais confusão em quem não consegue entender as causas nem os tratamentos).
O que é importante reter para diferenciar estes síndromes é que os doentes com fibromialgia se queixam sobretudo com dores (seguindo-se o cansaço e depois outros sintomas), enquanto os doentes diagnosticados com o síndrome de fadiga crónica apresentam como principal queixa ocansaço extremo podendo ou não terem dores ou terem menos dores do que os fibromiálgicos.
Quer se trate de duas doenças diferentes ou de variantes da mesma condição, o que é certo é que ambas partilham mais do que os mesmos sintomas pois ambas podem ser igualmente debilitantes e devastadoras a todos os níveis.
Felizmente também a fadiga crónica tem solução, tal como a fibromialgia e só é preciso identificar as causas e corrigi-las.
fadiga crónica tem causas um pouco diferentes das da fibromialgia mas elas baseiam-se nos mesmos princípios.
A principal diferença é que na fibromialgia existem muitas mais causas e muito mais trabalho a fazer para a eliminar.
Na fadiga crónica pode no entanto dar "muito mais trabalho" em virtude das abordagens de tratamento normais não serem suficientes e poder ser preciso usar também abordagens menos convencionais.
Diagnóstico e soluções.


Para todos aqueles que querem saber mais acerca da fáscia e da sua importância, eu recomendo a leitura dos sites que se seguem e que estão em Inglês.
Quando se aprende a lidar com as fáscias e a fazer alterações profundas nelas, os resultados ultrapassam tudo aquilo que se possa imaginar e essa é a razão dos muitos "milagres" que todos os dias acontecem em todo o mundo.
Dores crónicas, fibromialgias, escolioses, e muitos, muitos outros problemas (físicos ou não) respondem bastante bem à aplicação de técnicas fasciais e miofasciais.
Felizmente que a fáscia não é apenas uma invenção e hoje, tal como já no passado, as Universidades e a comunidade cientifica estão fazendo muitos estudos e muito trabalho para que haja um maior entendimento e para que dores (crónicas ou não) e muitos problemas físicos sejam eliminados.
Infelizmente ainda existe muita falta de informação acerca destas soluções sobretudo dentro do cidadão comum que não tendo feito uma boa pesquisa continua a sofrer uma vez que estas informações não costumam ser divulgadas pela comunicação social e muitos profissionais de saúde infelizmente também ainda não as conhecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário